Video-Case 04 – Pivotar até encontrar um propósito
Rose Mary Almeida Lopes
Tags: Colcha de RetalhosEmpreendedorismo FemininoEmpreendedorismo Tecnológico
Fabiana Salles fundou a GESTO em 2002, uma empresa focada em gestão de planos de saúde. Naquela época, para realizar seu trabalho, a GESTO fazia um mapeamento da saúde de funcionários para empresas clientes. Estas já possuíam muitas informações para o mapeamento, mas que não eram organizadas em um banco de dados favorável à gestão de planos de saúde.
Em 2010, Fabiana decidiu dar uma guinada e investir na organização dos dados, lançando o primeiro sistema de inteligência de negócios (BI) em saúde no Brasil. Até abril de 2019, quando foi gravado o vídeo a seguir, do Day 1, a GESTO contabilizava mais de 200 empresas clientes e mais de 6 milhões de trabalhadores beneficiados com melhores planos de saúde a um preço melhor para os empregadores.
INSTRUÇÕES PARA O EXERCÍCIO
Para fazer este exercício, é necessário que você assista os primeiros 9 min. e 46 seg. do vídeo considerando a teoria da efetuação, resumida abaixo.
Resumo sobre efetuação a considerar
Segundo a lógica de efetuação, o empreendedor avança no empreendedorismo usando seus meios efetuais disponíveis: quem ele é (identidade), o que sabe (conhecimento), quem ele conhece (rede de relação). Ele aplica então o princípio do pássaro na mão, por utilizar aquilo que tem, além de priorizar iniciativas de baixo risco por investir apenas o que pode perder sem que isso seja um grande problema – princípio da perda suportável. Ele foca suas decisões e ações nos efeitos que pode obter usando esses meios próprios.
Assim, evita a preocupação de fazer previsões e de obter e lidar com recursos que ainda não são seus, mantendo-se então com alto nível de controle sobre o presente e o futuro de seus negócios, como descreve o princípio do piloto no avião. Ademais, o empreendedor age em interação constante com grupos e pessoas de sua rede de relação podendo testar logo suas ideias e soluções e obter comprometimento de parceiros diversos que se dispõem a colaborar, segundo explica o princípio da colcha de retalhos. Desse modo, as falhas de suas iniciativas são detectadas rapidamente e cada feedback que vem de sua rede permite ajustar ou redirecionar prontamente o rumo de suas atividades, possibilitando um baixo nível de investimento, de custos e de uso de tempo em ações e na exploração de oportunidades. Se há mudança de situação ou conjuntura, ele pode agir rapidamente. Outro princípio normalmente usado na efetuação é o da limonada, que significa que o empreendedor efetuador frequentemente transforma problemas para que passem a ser fontes de recursos ou benefícios, “fazendo do limão uma limonada”.
Portanto, os efetuadores percebem oportunidades e decidem sobre elas de forma muito dinâmica, usando os meios à mão e a ajuda de sua rede de relação, lidando de modo fluído e rápido com mudanças e imprevistos, cocriando as condições e o futuro de seus negócios a partir dos resultados e dos comprometimentos que vão obtendo com ações de baixo risco e com as relações de colaboração que constroem.