Video-Case 20 - De Catador de Latinhas aos Milhões por Ano com a Reciclagem
Siliane Ferrari Voltolini e João Paulo Moreira Silva
Tags: Empreendedorismo TradicionalLimonada
“Ser feliz sempre foi minha meta e sempre alcancei esse objetivo. Desde que era catador de latinhas até me tornar o maior reciclador de caminhões da América Latina”. Geraldo Rufino
Geraldo Rufino é um empresário brasileiro que fez fortuna trabalhando com reciclagem e desmontagem de caminhões. Já faliu e se lançou no mundo dos negócios seis vezes. Hoje, à frente da JR Diesel, a maior empresa da América Latina no ramo de reciclagem de automóveis, fatura em torno de R$ 50 milhões por ano e, com base em suas experiências, dá palestras de como empreender e se manter no mundo dos negócios. É autor dos livros “O Catador de Sonhos” e “O Poder da Positividade”. Suas bases para perseverar são o poder do pensamento positivo e a força de vontade para trabalhar. Com mais de 50 mil exemplares de livros vendidos, o empreendedor faz 14 palestras por mês, em média. De 2015 a 2018, mais de 500 mil pessoas assistiram a suas palestras.
Na entrevista que deu a Jô Soares, Geraldo contou como consegue manter o bom humor e ser positivo em tudo na sua vida, apesar de ter tido uma infância muito difícil. Perdeu a mãe aos sete anos e passou trabalhar no lixão com reciclagem. Enterrava o dinheiro dentro de latas no terreno ao lado da sua casa e acabou perdendo toda a sua economia no dia em que o terreno foi vendido e máquinas escavaram todo o solo.
Apesar dos problemas, seguiu sendo positivo e contou em seu livro “O Catador de Sonhos”: “Eu não tinha motivos para ser triste, eu já tinha a vida”. Esse foi seu primeiro livro, em que conta sua trajetória e como fez para se reerguer todas as vezes, quando seus negócios quebraram financeiramente. Geraldo trabalhou por 16 anos para o grupo do Playcenter, trabalho em que evoluiu de office-boy a diretor de operações externas. Só saiu da empresa quando achou que precisava de mais tempo para dirigir seu próprio negócio, a JR Diesel.
Conhecido como “o homem do sorriso fácil”, ele é lembrado sempre por sua simpatia e por seu carisma. Com mais de 120 mil seguidores no Instagram, Geraldo virou uma espécie de coach/guru e recebe diariamente inúmeras mensagens de pessoas que pedem dicas, conselhos e orientações sobre negócios, vida, finanças, positividade e até sobre família. “Eu procuro dar atenção a todos. As pessoas me procuram, na maioria das vezes, quando estão passando por alguma dificuldade no círculo familiar ou nos negócios”. Segundo ele, pessoas em depressão e à beira do suicídio o procuram para receber uma palavra positiva.
A estrutura da JR Diesel é voltada para a sustentabilidade e a responsabilidade com o meio ambiente. Em 2008, o risco da aprovação de um projeto de lei que tinha como objetivo proibir os desmanches fez com que Arthur Rufino, filho mais velho de Geraldo e CEO da JR Diesel, buscasse em outros países uma forma de não marginalizar o desmanche de automóveis. A lei que previa incriminar a atividade foi reprovada, dando lugar a uma lei que regulamentou o mercado de desmanche. Nesse contexto, a JR Diesel virou referência de qualidade.
A grande mídia acompanhou de perto as oscilações dos negócios. Geraldo já participou de diversos programas de TV e rádio, como nas entrevistas dadas a Jô Soares e a João Dória. Estampou capas de revista e jornais, como a Folha de São Paulo, o Estado de São Paulo e o Valor Econômico. Mais recentemente, teve uma matéria na revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios sobre o seu trabalho.
INSTRUÇÕES PARA O EXERCÍCIO
Após ter feito ao menos uma leitura introdutória sobre a efetuação, considere a trajetória empreendedora de Rufino assistindo ao vídeo a seguir. Você e seu grupo são convidados a responder às questões do fim deste material. Você pode também usar algum material complementar para responder às questões da melhor maneira possível.