Video-Case 20 - De Catador de Latinhas aos Milhões por Ano com a Reciclagem

Siliane Ferrari Voltolini e João Paulo Moreira Silva

Tags: Empreendedorismo TradicionalLimonada

“Ser feliz sempre foi minha meta e sempre alcancei esse objetivo. Desde que era catador de latinhas até me tornar o maior reciclador de caminhões da América Latina”. Geraldo Rufino

Geraldo Rufino é um empresário brasileiro que fez fortuna trabalhando com reciclagem e desmontagem de caminhões. Já faliu e se lançou no mundo dos negócios seis vezes. Hoje, à frente da JR Diesel, a maior empresa da América Latina no ramo de reciclagem de automóveis, fatura em torno de R$ 50 milhões por ano e, com base em suas experiências, dá palestras de como empreender e se manter no mundo dos negócios. É autor dos livros “O Catador de Sonhos” e “O Poder da Positividade”. Suas bases para perseverar são o poder do pensamento positivo e a força de vontade para trabalhar. Com mais de 50 mil exemplares de livros vendidos, o empreendedor faz 14 palestras por mês, em média. De 2015 a 2018, mais de 500 mil pessoas assistiram a suas palestras.

Na entrevista que deu a Jô Soares, Geraldo contou como consegue manter o bom humor e ser positivo em tudo na sua vida, apesar de ter tido uma infância muito difícil. Perdeu a mãe aos sete anos e passou trabalhar no lixão com reciclagem. Enterrava o dinheiro dentro de latas no terreno ao lado da sua casa e acabou perdendo toda a sua economia no dia em que o terreno foi vendido e máquinas escavaram todo o solo.

Apesar dos problemas, seguiu sendo positivo e contou em seu livro “O Catador de Sonhos”: “Eu não tinha motivos para ser triste, eu já tinha a vida”. Esse foi seu primeiro livro, em que conta sua trajetória e como fez para se reerguer todas as vezes, quando seus negócios quebraram financeiramente. Geraldo trabalhou por 16 anos para o grupo do Playcenter, trabalho em que evoluiu de office-boy a diretor de operações externas. Só saiu da empresa quando achou que precisava de mais tempo para dirigir seu próprio negócio, a JR Diesel.

Conhecido como “o homem do sorriso fácil”, ele é lembrado sempre por sua simpatia e por seu carisma. Com mais de 120 mil seguidores no Instagram, Geraldo virou uma espécie de coach/guru e recebe diariamente inúmeras mensagens de pessoas que pedem dicas, conselhos e orientações sobre negócios, vida, finanças, positividade e até sobre família. “Eu procuro dar atenção a todos. As pessoas me procuram, na maioria das vezes, quando estão passando por alguma dificuldade no círculo familiar ou nos negócios”. Segundo ele, pessoas em depressão e à beira do suicídio o procuram para receber uma palavra positiva.

 

A estrutura da JR Diesel é voltada para a sustentabilidade e a responsabilidade com o meio ambiente. Em 2008, o risco da aprovação de um projeto de lei que tinha como objetivo proibir os desmanches fez com que Arthur Rufino, filho mais velho de Geraldo e CEO da JR Diesel, buscasse em outros países uma forma de não marginalizar o desmanche de automóveis. A lei que previa incriminar a atividade foi reprovada, dando lugar a uma lei que regulamentou o mercado de desmanche. Nesse contexto, a JR Diesel virou referência de qualidade.

A grande mídia acompanhou de perto as oscilações dos negócios. Geraldo já participou de diversos programas de TV e rádio, como nas entrevistas dadas a Jô Soares e a João Dória. Estampou capas de revista e jornais, como a Folha de São Paulo, o Estado de São Paulo e o Valor Econômico. Mais recentemente, teve uma matéria na revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios sobre o seu trabalho.

 

Geraldo Rufino – Fundador da JR Diesel. Fonte: Divulgação

INSTRUÇÕES PARA O EXERCÍCIO

Após ter feito ao menos uma leitura introdutória sobre a efetuação, considere a trajetória empreendedora de Rufino assistindo ao vídeo a seguir. Você e seu grupo são convidados a responder às questões do fim deste material. Você pode também usar algum material complementar para responder às questões da melhor maneira possível.

Questões

1. Quais princípios de efetuação você identifica nas atividades empreendedoras de Geraldo Rufino?
2. Indique ao menos duas situações em que Geraldo Rufino se deparou com um limão e o transformou em limonada. Quais recursos ele utilizou para “fazer uma limonada”? Exemplifique.
3. Descreva ao menos uma situação em que Geraldo Rufino “fez uma colcha de retalhos” útil para solucionar problemas ou conflitos em sua empresa.
4. Como você agiria se enfrentasse algum dos problemas empresariais que Geraldo Rufino enfrentou? Faça uma lista de ao menos três problemas com os respectivos modos como você agiria para resolvê-los.

Conheça mais sobre a Teoria da Efetuação

Os princípios da Efetuação

Efetuação: Efeitos básicos

Tags: Empreendedorismo TradicionalLimonada

Vídeo-Cases destaques