Apresentação do EGEPE

ISSN 2525-7838

Anais do Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (EGEPE)

Apresentação

Realizado desde o ano 2000, o Encontro de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (EGEPE) é um evento consolidado no país e se firma como o principal espaço para o debate sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas.

O encontro tem como objetivo reunir pesquisadores, estudantes e interessados das áreas de empreendedorismo e gestão de pequenas empresas visando o intercâmbio de estudos, ideias e experiências, trazendo atualização de temas bem como o estado da arte. Tradicionalmente o EGEPE traz a contribuição e perspectiva de importantes pesquisadores nacionais e internacionais por meio de palestras ou workshops. Além das seções de apresentação de artigos científicos, a sua programação abrange o Consórcio de Mestrado e Doutorado, onde estudantes de mestrado e doutorado discutem seus projetos com pesquisadores da área;  oferece sessões simultâneas de debate sobre pesquisa e publicação em empreendedorismo e pequenas empresas, painéis, mesas-redondas, onde empreendedores e pessoas que atuam no sistema de apoio aos empreendedores são convidados a debater com pesquisadores a prática de empreender e de apoiar empreendedores. Também pode oferecer visitas técnicas a importantes organizações do ecossistema empreendedor local.

Uma das características do EGEPE é a diversidade de instituições e regiões onde ele é organizado. A primeira edição do EGEPE foi realizada na Universidade Estadual de Maringá. No ano seguinte, 2001, o evento aconteceu na Universidade Estadual de Londrina. O III EGEPE ocorreu em 2003 na sede da Confederação Nacional da Indústria, tendo sido organizado em parceria com a Universidade de Brasília. Em 2005, o IV EGEPE foi sediado na cidade de Curitiba no âmbito da PUC-PR. Em 2008 ele aconteceu na Universidade Presbiteriana Mackenzie. O VI EGEPE ocorreu em 2010, em Recife, na Universidade Federal de Pernambuco. Em 2012, o VII EGEPE ocorreu na cidade de Florianópolis, na Universidade do Estado de Santa Catarina, em uma realização conjunta com a ANEGEPE, Universidade Regional de Blumenau e Universidade do Vale do Itajaí. O VIII EGEPE foi realizado em Goiânia, pela Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília e ANEGEPE. O IX EGEPE aconteceu em 2016, organizado pelo Programa de Mestrado em Administração da Universidade Passo Fundo, em Passo Fundo (RS), com o apoio do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina e do Programa de Mestrado em Desenvolvimento da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Em 2018, em parceria da ANEGEPE com a Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, o evento ocorreu em São Paulo. Por fim, O XI EGEPE foi uma realização conjunta da ANEGEPE com o Sebrae MG, com o apoio institucional da Universidade FUMEC, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, da Fundação Dom Cabral e da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa da UFMG. Previsto para acontecer presencialmente em Belo Horizonte, devido à pandemia de COVID 19, o evento aconteceu online.

Navegação Rápida

Associe-se à ANEGEPE

Conheça todas as vantagens e oportunidades que você encontrará na ANEGEPE.
Boas oportunidades aparecem quando estamos abertos a elas.

Redes Sociais

Parceiros