Global Entrepreunership Monitor - Entrepreneurial Ecosystem Index

Os estudos do GEM desde do ano 2000 vêm fornecendo bases de evidências para a formulação de políticas em inovação e empreendedorismo. Os dados do GEM são a única fonte de informações comparáveis internacionalmente sobre empreendedorismo e são amplamente utilizados por pesquisadores, formuladores de políticas públicas e gestores de programas. Eles também são usados para monitorar as tendências do empreendedorismo ao longo do tempo.

O GEM padrão concentra-se no indivíduo, com menos ênfase no ambiente em que ele opera: o ecossistema empreendedor.  Com vistas a aprofundar o conhecimento sobre essa questão, o GEM desenvolveu um novo produto – chamado GEM-ESI (Ecosystem Index), que fornece informações abrangentes sobre o ecossistema empreendedor. Baseia-se em uma avaliação completa da pesquisa acadêmica sobre ecossistemas que remonta há várias décadas.

A metodologia do ESI se assemelha ao GEM padrão no que se refere aos procedimentos de coleta de dados. Ela se concentra em um painel de 30 especialistas com conhecimento do ecossistema e em um questionário aplicado a uma amostra mínima de 400 pessoas da população da região de interesse. Por sua vez, os questionários GEM-ESI são completamente diferentes dos questionários padrão do GEM.

Uma diferença da abordagem padrão no nível nacional do GEM é que a região a ser abordada é muito menor, geralmente uma cidade ou região pequena. Pode ser definida como a distância a partir de um ponto central. Isso ocorre porque os ecossistemas são muito mais locais por natureza. Um serviço disponível em um local pode ter pouco impacto para um empresário a 200 quilômetros de distância.

Existem várias metodologias disponíveis para estudar os ecossistemas. A principal vantagem da abordagem ESI é que ela fornece diagnósticos detalhados, em dez dimensões do ecossistema, ideais para formular políticas para solucionar quaisquer lacunas que possam ser encontradas. A metodologia ESI também permite a comparação com muitos outros ecossistemas empresariais em todo o mundo.

O custo para a realização de um estudo ESI para qualquer ecossistema regional ou municipal específico é menor do que o do estudo GEM, e os resultados ficam disponíveis após 5 a 6 meses do início da coleta.

Veja aqui a apresentação dos resultados do ESI:  Ecossistema Empreendedor de São Paulo de 2020:

Se houver interesse em realizar esse estudo, contate a ANEGEPE: secretaria@anegepe.org.br