Pesquisa GEM no Brasil é desenvolvida pela ANEGEPE que foi credenciada pelo GERA -Consórcio das Equipes Nacionais do GEM

Em maio de 2022, a ANEGEPE passou a ser a organização responsável pela pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) no Brasil.

Já em 2021, a ANEGEPE fora contratada para a redação dos relatórios GEM pelo IBQP, que foi a organização responsável pelo GEM no Brasil até então. Naquele ano, os seguintes associados da ANEGEPE foram os autores dos relatórios GEM BR, GEM SP e GEM RS 2020: Dr. Cristiano Morini, Dr Edmundo Inácio Júnior, Dr. Edmilson de Oliveira Lima e Dra. Rose Mary Almeida Lopes.

Essa pesquisa foi iniciada em 1999 com um projeto de pesquisa em parceria entre o Babson College (EUA) e a London Business School (Reino Unido), conforme descrito no site de internet do GEM(https://www.gemconsortium.org/about/gem/5). O estudo GEM tornou-se a fonte mais rica de informações confiáveis ​​sobre o estado do empreendedorismo e dos ecossistemas empreendedores em todo o mundo, e publica anualmente não apenas o GEM Global Report, mas também uma série de relatórios nacionais e de tópicos especiais a cada ano. O primeiro estudo anual do GEM cobriu 10 países. Desde então, cerca de 115 países participaram do GEM. Assim, pode-se afirmar que o GEM é o maior estudo em andamento do empreendedorismo do mundo. E, o Brasil tem participado continuamente desde 2000.

Para desenvolver as atividades do GEM no Brasil, em 2022, a ANEGEPE assinou contrato com o SEBRAE-NACIONAL e com o SEBRAE-SP e a equipe brasileira liderada por Simara Greco que já coordenava o GEM no Brasil anteriormente. Para 2023, foram assinados contratos com o SEBRAE-NACIONAL e o SEBRAE-RS para elaboração de um relatório do estudo para o Brasil como um todo e para o Rio Grande do Sul, em específico. Outras parcerias visando mais estados brasileiros estão sendo formalizadas para o ciclo 2024. A coordenação das atividades do GEM, no âmbito da ANEGEPE, foi delegada à nossa vice-presidente, profa. Dra. Rose Mary Almeida Lopes.

A execução da pesquisa GEM no Brasil trouxe a oportunidade de envolvimento de mais associados da ANEGEPE, principalmente no trabalho de redação dos relatórios anuais nacional e dos estados que contratarem o serviço. Para os dois primeiros anos de atuação, devido à necessidade de urgência na definição do contrato com o SEBRAE NACIONAL e o SEBRAE-SP, a diretoria da ANEGEPE convidou um grupo de pesquiadoras(es) cujo envolvimento com produção científica no campo do empreendedorismo e gestão de pequenas empresas vem de longa data: Dra. Rose Mary de Almeida Lopes, Dr. Edmundo Inácio Júnior, Dr. Edmilson de Oliveira Lima e Dra. Liliane de Oliveira Guimarães.

Para atender as necessidades futuras, a ANEGEPE publicou um edital para composição de um cadastro de pesquisadoras(es) interessados em participar das atividades do GEM. Através dele já tivemos a participação do primeiro colocado, o Dr. Roberto Pessoa de Queiroz Falcão. À medida em que tivermos mais necessidade, serão consultados os demais aprovados, por ordem de colocação.

A ANEGEPE definirá, brevemente, os critérios para a consulta às bases de dados desta pesquisa, de que a ANEGEPE será proprietária a partir de agora.

Para ter acesso aos materiais, artigos e relatórios publicados sobre o GEM, clique aqui (versão em português).

Para ter acesso aos materiais e relatórios publicados

Para ter acesso aos artigos publicados

Destaques da última edição da pesquisa (GEM 2022)