GERA (Consórcio das Equipes Nacionais do GEM) credencia ANEGEPE para desenvolver a pesquisa GEM no Brasil

Em maio de 2022, a ANEGEPE passou a ser a organização responsável pela pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) no Brasil.

No ano de 2021, a ANEGEPE foi contratada para a redação dos relatórios GEM pelo IBQP, que foi a organização responsável pelo GEM no Brasil até então. Naquele ano, os seguintes associados da ANEGEPE foram os autores dos relatórios GEM BR, GEM SP e GEM RS 2020: Dr. Cristiano Morini, Dr Edmundo Inácio Júnior, Dr. Edmilson de Oliveira Lima e Dra. Rose Mary Almeida  Lopes.

Como descreve o sítio de internet do GEM (https://www.gemconsortium.org/about/gem/5), o início dessa pesquisa se deu em 1999 com um projeto de pesquisa em parceria entre o Babson College (EUA) e a London Business School (Reino Unido). A pesquisa tornou-se a fonte mais rica de informações confiáveis ​​sobre o estado do empreendedorismo e dos ecossistemas empreendedores em todo o mundo, publicando não apenas o GEM Global Report anualmente, mas também uma série de relatórios nacionais e de tópicos especiais a cada ano. O primeiro estudo anual do GEM cobriu 10 países. Desde então, cerca de 115 países participaram do GEM. Assim, pode-se afirmar que o GEM é o maior estudo em andamento do empreendedorismo do mundo. E, o Brasil tem participado continuamente desde 2000.

Para desenvolver as atividades do GEM no Brasil, em 2022, a ANEGEPE assinou contrato com o SEBRAE-NACIONAL e com a equipe brasileira liderada por Simara Greco que já coordenava o GEM no Brasil anteriormente. Para 2023, foram assinados contratos com o SEBRAE-NACIONAL e o SEBRAE-RS para elaboração de um relatório do estudo para o Brasil como um todo e para o Rio Grande do Sul, em específico. Outras parcerias visando mais estados brasileiros poderão ser formalizadas ao longo de 2023. A coordenação das atividades do GEM, no âmbito da ANEGEPE, foi delegada à nossa vice-presidente, profa. Dra. Rose Mary Almeida Lopes

A execução da pesquisa GEM no Brasil trará a oportunidade de envolvimento de mais associados da ANEGEPE, principalmente no trabalho de redação dos relatórios anuais nacional e dos estados que contratarem o serviço. Para os dois primeiros anos de atuação, devido à necessidade de urgência na definição do contrato com o SEBRAE NACIONAL, a diretoria da ANEGEPE convidou um grupo de pesquiadoras(es) cujo envolvimento com produção científica no campo do empreendedorismo e gestão de pequenas empresas vem de longa data: Dra. Rose Mary de Almeida Lopes, Dr. Edmundo Inácio Júnior, Dr. Edmilson de Oliveira Lima e Dra. Liliane de Oliveira Guimarães.

Para atender as necessidades futuras, a ANEGEPE publicará um edital para composição de um cadastro de pesquisadoras(es) interessados em participar das atividades do GEM.

E, também definirá, brevemente, critérios para a consulta às bases de dados desta pesquisa, de que a ANEGEPE será proprietária a partir de agora.