Histórico
A ANEGEPE foi criada em 27/02/2011
A ANEGEPE foi criada em 27/02/2011, em assembleia realizada com a presença de 24 pesquisadoras e pesquisadores brasileiros. Este grupo, há algum tempo, vinha conversando em diversas oportunidades sobre a importância de existir uma associação brasileira que se voltasse aos estudos no campo do empreendedorismo e gestão de pequenas empresas. Nesta assembleia, além da aprovação da criação e do estatuto da ANEGEPE, foram eleitos a primeira Diretoria e o primeiro Conselho Fiscal da ANEGEPE.
A diretoria foi composta por Vânia Maria Jorge Nassif (presidente), Hilka Pelizza Vier Machado (vice-presidente), Cândido Vieira Borges Júnior (diretor científico), Marcos Hashimoto (tesoureiro), Edmilson de Oliveira Lima (secretário geral) e Fernando Gomes de Paiva Jr. (segundo secretário). Para o conselho fiscal foram indicados: Fernando Antonio Prado Gimenez (presidente), Valmir Emil Hoffmann (primeiro titular), Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi Cancellier (segundo titular) e Juvêncio Braga de Lima (suplente).
Até o momento, houve a renovação da diretoria da ANEGEPE, por meio de assembleia de seus associados, a cada dois anos. A primeira diretoria teve um mandato de três anos (2011 a 2014). A composição das diretorias que se seguiram à primeira pode ser conhecida no link Diretoria.
A ANEGEPE deu continuidade à realização dos Encontros de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (EGEPE) que surgiram no ano de 2000, por meio de uma parceria entre as Universidades Estadual de Londrina e Maringá, que ofereciam um Mestrado em Administração conjunto das duas IES. Aliás, foi principalmente durante os EGEPEs que a ideia de uma associação nacional começou a ser pensada, levando à sua efetivação em fevereiro de 2011.
Após as edições de Maringá (2000), Londrina (2001), Brasília (2003), Curitiba (2005), São Paulo (2008) e Recife (2010), a partir de 2012, os EGEPES tiveram a chancela da ANEGEPE em parceria com diversas instituições de ensino e pesquisa e órgãos de fomento brasileiros. Em 2012, houve o EGEPE em Florianópolis, seguido pelo de Goiânia em 2014, e Passo Fundo em 2016. No ano de 2018, o IX EGEPE retornou à cidade de São Paulo. Em 2020, o X EGEPE estava previsto para ser realizado em Belo Horizonte, em parceria com o SEBRAE-MG, mas devido à pandemia de Covid 19, sua realização foi feita online no ano de 2021.
No segundo ano de existência da ANEGEPE, em paralelo com a realização do VII EGEPE em Florianópolis, surgiu a Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (REGEPE). Desde 2012, a REGEPE passou a ocupar uma posição de destaque entre os periódicos científicos brasileiros no campo da Administração, em especial, no que diz respeito aos estudos e pesquisas em empreendedorismo e gestão de pequenas empresas. Nesta trajetória de quase dez anos, a REGEPE manteve sua regularidade com a publicação de três números por ano. Em 2020, além das edições regulares foi publicada uma edição temática dedicada à Educação Empreendedora. A REGEPE, atualmente, conta com comitê científico e equipe editorial integrados por pesquisadoras e pesquisadores brasileiros de muito prestígio e elevada contribuição acadêmica em nível nacional e internacional.
Desde 2017, a ANEGEPE passou a oferecer, também em parceria com instituições de ensino e pesquisa brasileiras, seminários regionais que são denominados Seminário de Inovação Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (SInEGEPE). Os SInEGEPES oferecem um espaço de debates, atualização, divulgação e interação com os ecossistemas regionais de inovação, empreendedorismo e gestão de pequenas empresas. São estruturados em temática que dialogue com os interesses das instituições que se propõem a organizá-los bem como com o desenvolvimento regional.
Em 2017 foram realizados dois SInEGEPEs – na Universidade Federal Fluminense em Niterói e no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O terceiro e o quarto SInEGEPEs, realizados em 2019, aconteceram em Campo Grande, em parceria com o Conselho Regional de Administração – MS, e em São Paulo, parceria com o Centro Universitário FMU.
As parcerias para realização tanto do EGEPE quanto SInEGEPE podem ser com órgãos que têm afinidade com os temas de atuação da ANEGEPE.
Ao longo dessa década, a ANEGEPE alcançou uma posição de destaque, também, entre as associações científicas brasileiras e tem contribuído no avanço e disseminação dos conhecimentos sobre empreendedorismo, inovação e pequenas empresas. Para isso, tem realizado outras atividades pontuais, aproveitando oportunidades de parcerias nacionais e internacionais no seu campo de atuação.
Navegação Rápida
Autor: Aline Brufato
Autor: Rose Mary Almeida Lopes
Associe-se
Conheça todas as vantagens e oportunidades que você encontrará na ANEGEPE.
Boas oportunidades aparecem quando estamos abertos a elas.