Video-Case 01 - Efetuação contra Pobreza, Violência e Crise (Parte 01)
Edmilson Lima
Tags: Colcha de RetalhosEmpreendedorismo FemininoEmpreendedorismo Social
O caso deste estudo é real e se refere a uma pequena organização que surpreendeu com a grandiosidade de seu trabalho contra a covid-19 em uma das maiores áreas carentes brasileiras. Trata-se da Mensageiros da Esperança. Ela é uma das mais ativas e profissionalizadas organizações sociais da Brasilândia, grande distrito que reúne muitas comunidades pobres na cidade de São Paulo.
A organização Mensageiros da Esperança começou a atuar em 1998 com assistencialismo, ou seja, doando alimentos a moradores da Brasilândia. A organização foi temporariamente fechada em 2001. Verônica disse que a “fechou para balanço” e quis fazer a organização ser mais efetiva na melhoria da vida das pessoas, transformando sua forma de funcionar. A Mensageiros da Esperança voltou a atuar em 2003 com atividades de formação para crianças e adolescentes. Esse histórico é uma das características do contexto dos vídeos e textos a seguir.
INSTRUÇÕES PARA O EXERCÍCIO
Como primeiro passo neste exercício, assista o vídeo bem curto abaixo, que ajuda a conhecer a fundadora, Verônica Machado, e a evolução das atividades da organização de 1998 a 2014.