Video-Case 03 – Surfe e Skate com empreendedorismo de estilo de vida
Edmilson Lima, Fabiano Serra Borsatto e Antonio Donizete Ferreira da Silva
Tags: Empreendedorismo de Estilo de VidaPássaro na Mão
O empreendedorismo de estilo de vida (EEV) é muito frequente e importante, mas pouco estudado e discutido nas salas de aula. O vídeo a seguir ilustra o tema com uma apresentação feita pelo empreendedor do ramo de treinamento com simuladores de surfe, Adriano “Japa” Sakumoto.
O EEV é realizado por pessoas que têm um estilo de vida de que não abrem mão. Tende a estar associado a algum hobby, atividade, paixão ou esporte normalmente prazeroso e que se quer compartilhar com mais pessoas. É um tipo de empreendedorismo realizado para oferecer ganhos, experiências e vivências que permitam aos empreendedores, e a pessoas com quem eles se importam, aproveitar o estilo de vida de que tanto gostam.
Escolas de diferentes modalidades esportivas, projetos sociais variados, restaurantes de comida saudável em geral, associações ligadas a hobbies e esportes são exemplos correntes do empreendedorismo de estilo de vida. Surfistas frequentemente abrem uma escola de surfe para viver bem as coisas boas de seu estilo de vida e compartilhá-las com mais pessoas. Cozinheiros veganos comumente fazem o mesmo com seus restaurantes.
São atividades com as quais os empreendedores podem desenvolver o estilo de vida que querem para si e seus próximos, mas com as quais também buscam gerar uma vida melhor para a sociedade. Daí vem a importância desse tipo de empreendedorismo, dado seu impacto positivo sobre a saúde e a qualidade de vida de muitas pessoas.
O empreendedorismo de estilo de vida serve-se muito da efetuação quando ocorre com base em um estilo de vida pré-existente, como no caso de Adriano “Japa” Sakumoto. Ele era surfista e praticante assíduo de surfskate e criou um negócio para ensinar o uso do surfskate a mais pessoas.
Um empreendedor pode se beneficiar dos meios efetuais ligados a seu estilo de vida (“quem ele é”, “quem ele conhece” e “o que ele sabe”) para facilitar suas atividades empreendedoras. No caso do Japa, como ele gosta de ser chamado, o vídeo mostra, por exemplo, que o aspecto “quem ele é” foi fundamental para ele abandonar um bom emprego e começar seu negócio de surfskate.
INSTRUÇÕES PARA O EXERCÍCIO
Você está convidado(a) a descobrir mais sobre isso e outros aspectos da efetuação a partir da história desse empreendedor apaixonado pelo surfe e pelo treinamento sobre rodinhas.