Video-Case 12 - Realçando a beleza negra com effectuation
Edmilson Lima
Tags: AforempreendedorismoEmpreendedorismo FemininoEmpreendedorismo TradicionalPerda Suportável
Neste video-case curto, avançamos na série “Aprendendo sobre Efetuação” tratando da história do empreendimento iniciado por Irlaine Tavares. Com jeito irreverente e espontâneo, a empreendedora conta, em seu vídeo de menos de 12 minutos, como começou o negócio pensando em sua própria beleza. Mas encontrou produtos importados atrativos também para mais mulheres.
Seu negócio foi iniciado sem estoque de produto a vender, apenas com a divulgação de fotos e preços que despertaram a vontade de compra em uma clientela a ser formada. Começou sem investimento e com a parceria de uma sócia que usava seu cartão de crédito para compras internacionais. O cartão assegurou até 40 dias como prazo de pagamento. Era tempo suficiente para executar compras, fazer os produtos chegarem à clientela e receber o valor final com lucro. Só então a conta do cartão era paga. Em outras palavras, o negócio foi financiado pelo cartão sem que as sócias precisassem de dinheiro.

Mantendo o negócio simples e evitando demoras e custos, as sócias adotaram o método de drop shipping. Assim, os produtos iam do fornecedor original direto para as clientes finais da dupla. Isso é explicado a partir do tempo 6’08” do vídeo. Esse é um método muito usado pelas empresas online Amazon, Americanas e Magalu, por exemplo, como modo de se evitar custos de intermediação e transporte.

INSTRUÇÕES PARA O EXERCÍCIO
Você está convidado(a) a assistir o vídeo a seguir e a responder e discutir algumas questões.