Video-Case 21 – Efetuação no negócio de artes gráficas
Edmilson Lima
Tags: AfroempreendedorismoEmpreendedorismo de Estilo de VidaPerda Suportável
Trazemos aqui um vídeo-case bem curto. O vídeo é artístico e atraente. Nele, Leandro Massai conta, em cerca de apenas 10 minutos, o que ele viveu nos dois primeiros anos de seu negócio de ilustração completados no fim de 2018. Detalhe importante: ele conta sua história enquanto mostra o desenho em processo de uma fera bravia com uma caveira, cujos direitos de uso ele vende para o mercado estrangeiro em uma conta de Instagram.
Compartilhando informações sobre como ele faz negócios, Massai pode inspirar maneiras eficientes para se empreender em diferentes outros negócios. Um ponto central de efetuação que podemos identificar em seus relatos é o emprego que ele faz do princípio da perda aceitável. Tal emprego é perceptível, por exemplo, em sua estratégia para venda de estampas desenhadas em até 1,5 hora (speed painting) que ele vende no mercado internacional.
Ele diz sobre essa estratégia: “eu uso mais para atrair clientes novos, apresentar meu trabalho pra gringos… Lá eu já faço a postagem em Inglês. Eu priorizo o mercado de fora… Nesse perfil [do Instagram], qual é a grande sacada? Eu vendo minhas estampas por um valor muito mais barato do que se a pessoa me tivesse contratado para fazê-las. (…) Ali são trabalhos de 1 hora a 1 hora e meia. Então eu não tenho o menor prejuízo porque é um trabalho muito simples. Você pode ver que as estampas que tem lá são pouco elaboradas”.
INSTRUÇÕES PARA O EXERCÍCIO
Usando esse vídeo-case para aprender mais sobre efetuação, sugerimos que você assista o curto vídeo abaixo, além de responder (e discutir sobre) as questões que o seguem.