Video-Case 22 – Uma Trajetória de Empreendedorismo no Setor Educacional: Jardiel de Moura

Chris Berenguer e Rose Mary Almeida Lopes

Tags: Colcha de RetalhosEmpreendedorismo Tradicional

Jardiel de Moura é empreendedor no ramo educacional e professor universitário. Formou-se em Administração de Empresas e completou seu Mestrado em Administração na UFPE. Coincidentemente, sua dissertação de mestrado utilizou a teoria de efetuação.

Jardiel, em certo ponto de sua trajetória de vida, trabalhou como analista financeiro, atuando paralelamente como professor em três instituições distintas, por quatro anos.

Quando pensava nos seus próximos passos, o que poderia fazer, decidiu empreender. Começou a oferecer consultoria presencial, em 2013, até que percebeu aumento da demanda por ensino profissional que fosse executado com rapidez.

Na sua rede de contatos, surgiram oportunidades profissionais, que ele aproveitou quando achava conveniente. A partir de um momento, as necessidades burocráticas se impuseram: ter CNPJ, inscrição estadual e emitir nota fiscal para o cliente. Assim, criou oficialmente sua primeira consultoria empresarial, em 2013.

No vídeo da entrevista com o Jardiel que você poderá ver abaixo, há um momento em que ele menciona como montou sua primeira sala de treinamento, quem o ajudou na iniciativa e quanto de recursos financeiros ele dispunha.

Jardiel conta que foi estabelecendo parcerias. A primeira foi com um instituto chamado IVN (Instituto Vida Nova), que precisava de professores voluntários para darem aulas em um projeto social.  Ele e outros professores deram aulas lá, numa parceria formal que durou 18 meses.

Além disso, ele buscou estabelecer parcerias com empresas provedoras de vagas para emprego e estágio, a exemplo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Agência Brasileira de Estágios (ABRE). Então, várias parcerias foram estabelecidas. Assim, “a gente não ia mais buscar vagas de estágio ou emprego, estas instituições mandavam para a gente, numa troca virtuosa”.

Instituto Moura de Educação e Tecnologia – IMET. Fonte: website do IMET

Em 2016, começou a fazer consultoria para microempresas e, em 2017, abriu a unidade sede do IMET no município de Bezerros (PE). Esta é uma cidade com cerca de 60 mil habitantes, localizada a 102 km de Recife, capital do estado de Pernambuco.

Instituto Moura de Educação e Tecnologia – IMET é uma empresa especializada em educação profissional de nível avançado e de treinamento, além de desenvolvimento humano e organizacional. Em seu portfólio de serviços, estão educação profissional, treinamento e desenvolvimento; recrutamento e seleção, preparatório para concursos, consultorias de carreira e aplicações de testes vocacionais. O instituto tem duas unidades depois da inauguração de uma nova na cidade de Bonito (PE). Indo além, o IMET também se transformou em um polo universitário de graduação e pós-graduação EAD da Universidade Estácio de Sá.

No momento em que Jardiel foi entrevistado por Chris Berenguer, ele informou que sua marca já era registrada no INPI, e que seus planos de expansão abrangiam abrir uma terceira unidade e, mais tarde, partir para estabelecer uma rede de franquias.

INSTRUÇÕES PARA O EXERCÍCIO

Questões

1. Caracterize os meios efetuais que Jardiel possuía no princípio de sua jornada empreendedora, quando começou a atuar de forma autônoma.
2. Como é que Jardiel obteve os recursos (como as cadeiras) para montar sua primeira sala de treinamento? Qual ou quais princípios da efetuação ele pôs em prática nesse momento de sua trajetória?
3. Identifique pelo menos três parcerias estabelecidas por Jardiel e aponte o que elas proporcionaram para o seu negócio. Qual é o princípio de efetuação mais diretamente ligado às parcerias?
4. Jardiel conta como foi sua experiência de ter um sócio no seu negócio. Analise o que aconteceu e o que essa experiência ensinou a ele. Colocando-se no lugar dele, indique o que você poderia ter feito para escolher melhor quem seria seu sócio no negócio.
5. Jardiel se diferencia da grande maioria dos empreendedores brasileiros porque, na sua formação acadêmica, ele conhece a efetuação e seus princípios. Você considera que o conhecimento sobre efetuação ajuda ou atrapalha os empreendedores? Por quê?

Conheça mais sobre o case

Conheça mais sobre a Teoria da Efetuação

Os princípios da Efetuação

Efetuação: Efeitos básicos

Tags: Colcha de RetalhosEmpreendedorismo Tradicional

Vídeo-Cases destaques