Do Sucesso da Feira Preta à quase Falência: como Adriana Barbosa Expandiu a Visão de seu Negócio
Autora: Rose Mary Almeida Lopes
No vídeo abaixo, Adriana Barbosa nos conta em que circunstâncias descobriu que seu negócio chamado Feira Preta, que ela criou quando tinha pouco mais de 20 anos de idade para incentivar o empreendedorismo negro, estava literalmente falido. A Feira Preta era, e ainda é, a maior feira da América Latina promovendo a cultura negra. Trata-se, portanto, de um empreendimento econômico-cultural com caráter étnico.
Adriana nasceu e foi criada em um contexto de vulnerabilidade, crescendo em uma família matriarcal. Ainda bem nova, foi influenciada por sua avó, que fazia coxinhas e quentinhas para ajudar a mãe de Adriana a pagar as contas de casa. Seus pais trabalhavam em rádio e TV, o que levou Adriana a ter seu primeiro emprego como recepcionista, aos 18 anos, em uma rádio. Depois, atuou em uma produtora de TV, auxiliando na área de produção. Também trabalhou em uma gravadora em seguida.
Em 2020, Adriana perdeu o emprego na área de comunicação. Ao se ver sem dinheiro, ela e uma amiga decidiram se virar com negócios informais, Adriana vendendo seus próprios acessórios e roupas em mercados alternativos e a amiga, pastel em feiras. A sorte não estava do lado delas, pois, certo dia, acabaram perdendo grande parte de suas mercadorias em um arrastão. Ficou claro para elas que não deveriam mais tentar ganhar a vida daquele jeito.
Na época, Adriana já estava atenta para o movimento cultural e as baladas da Vila Madalena, na cidade de São Paulo. Observou que, nas festas, embora a música e a frequência fossem principalmente asseguradas por negros, eram mais os brancos que ganhavam dinheiro. Ela e a amiga perceberam uma carência de atuação de empreendedoras e empreendedores negros atendendo diretamente o público com bens, serviços e manifestações culturais claramente ligados a sua etnia. Assim, criaram a Feira Preta, que foi feita na praça Benedito Calixto, bairro de Pinheiros, também na cidade de São Paulo. Tiveram muito sucesso em quantidade de expositores e de público.
Houve sucesso por um bom tempo, até que um dia… Bom, agora você precisa assistir ao vídeo abaixo para saber o que aconteceu.
Para você ter ainda mais interesse pelo que ocorreu em seguida, saiba que, em 2017, Adriana Barbosa foi considerada pelo Most Influential People of African Descent – MIPAD como um dos 51 negros com menos de 40 anos mais influentes do mundo. Por esse destaque, recebeu um prêmio em Nova Iorque, em uma cerimônia que teve também a participação do ex-presidente Barack Obama.
Ainda em 2017, Adriana foi homenageada por Maurício de Sousa com a criação da personagem negra Milena Sustenido, incorporada à Turma da Mônica.
Vídeo:
Tempo de vídeo: 6’17”.
A série de vídeos “Eu Errei” é uma produção de
Aupa, Ação Luz e Ophelia Fotografia, em parceria com Instituto Sabin. Visite o
portal da Aupa: www.aupa.com.br
Instruções para o
exercício:
Após ter assistido ao vídeo e ter tido
acesso a uma introdução sobre a efetuação, você e seu grupo são convidados a discutir
o caso de Adriana e preparar suas respostas para as questões apresentadas a
seguir. O seu professor ou facilitador os instruirá sobre como poderão
compartilhar, com os demais colegas, as suas respostas e reflexões.
Questões:
1. O que Adriana percebeu com
respeito à representatividade racial nos negócios? Com que propósito ela iniciou
a Feira Preta?
2. Qual foi o modelo inicial do
negócio da Feira Preta e quais resultados o negócio alcançou inicialmente?
3. Quando Adriana percebeu que tinha
errado – “que deu ruim”? O que ela buscou fazer para superar os
problemas gerados por seu erro?
4. O que você identifica no processo de remodelagem do negócio que tem a ver com o princípio de “fazer do limão uma limonada”?
5. Com respeito aos meios efetuais da
identidade (quem a empreendedora é) e do conhecimento (o que a empreendedora
sabe), o que Adriana percebeu? Que outro meio efetual ela mobilizou para
superar seus problemas?
6. Como Adriana expandiu sua visão de
negócio? Segundo o que ela diz no vídeo, quais são os empreendimentos dela e as
possibilidades que ela percebe mais recentemente?
Você pode saber mais sobre
a Adriana Barbosa em:
Link: https://meusucesso.com/lp/adriana-barbosa/?source=lp-adrianabarbosa-ementa
Link: https://revistaglamour.globo.com/Na-Real/noticia/2019/02/criadora-da-feira-preta-adriana-barbosa-esta-entre-os-51-negros-mais-influentes-do-mundo.html
Link:
https://revistapegn.globo.com/Mulheres-empreendedoras/noticia/2018/11/conheca-trajetoria-empreendedora-de-adriana-barbosa-da-feira-preta.html
Link: https://mundonegro.inf.br/fundadora-da-feira-preta-adriana-barbosa-e-homenageada-pela-turma-da-monica/
Video: https://meusucesso.com/lp/adriana-barbosa/?source=lp-adrianabarbosa-ementa
Sobre a FEIRA
PRETA: https://feirapreta.com/
Bons estudos!
Equipe SaSS Brasil