VIDEO-CASE 10 – Lisiane e a Novah: Alimentos Inclusivos com Effectuation

Autores: Fabiano Serra Borsatto, Edmilson Lima e Antônio Donizete Ferreira da Silva

Com este video-case, você poderá aprender mais sobre effectuation e conhecerá um pouco da história de Lisiane Oliveira e sua empresa, a Novah. Lisiane é uma empreendedora que tirou muito proveito de seus conhecimentos e relações como meios efetuais para adquirir e desenvolver seu negócio de produção e venda de alimentos similares a produtos lácteos, mas integralmente feitos com matéria prima vegetal. 

           

 

Demonstração do uso de alguns produtos da Novah. Fonte: Instagram @novah_oficial

Lisiane acumulou experiências em variados trabalhos que já teve. Por exemplo, antes de ser empresária, ela já foi babá, recepcionista, professora de cursinho de informática e bancária. Depois de sofrer muitas consequências negativas, descobriu, após seus 30 anos, que o glúten e a proteína do leite lhe faziam muito mal. Aprendeu muito com isso e em todos os trabalhos que teve, cada dificuldade e cada trabalho impulsionando seu desenvolvimento e lhe mostrando a importância de fazer coisas com que se identifica e fazem bem a ela e à sociedade. Fez faculdade de Secretariado Executivo e, antes da formatura, chegou a trancar temporariamente o curso para realizar um intercâmbio no exterior.

De volta do intercâmbio, ela estava inquieta, querendo ter um trabalho ainda mais significativo e mais alinhado com seus valores e sua vontade de fazer uma diferença positiva na vida de muitas pessoas. Queria empreender com propósito, como ela costuma explicar. Com base em seus conhecimentos e em sociedade com sua irmã mais nova, que tinha estagiado em um banco estatal, estabeleceu sua primeira empresa e atendeu o banco em serviços de captação e assessoria de clientes para financiamento imobiliário.

Adiante, estava empregada no mesmo banco, com estabilidade, e fez alguns semestres de um curso superior em Nutrição, dada sua preocupação com problemas alimentares. Recebeu críticas de seus próximos e conhecidos quando decidiu deixar esse emprego seguro e comprou a empresa Novah em 2018. Viu a empresa como sua grande chance de empreender com propósito e aproveitar suas experiências de trabalho, de vida e quanto a alimentos saudáveis para todos.

A Novah, desde sua fundação em 2016, já era especializada em produtos similares a queijos, requeijão e sobremesas lácteas, mas feitos com matérias primas vegetais, como castanhas e outras, focando a qualidade e o sabor. Instalada na cidade de Florianópolis, a empresa já se projeta, principalmente a partir de 2020, como referência na oferta de produtos saudáveis e inclusivos, que todos podem consumir, até quem tem alergias e intolerâncias alimentares.

Lisiane enfatiza um importante aprendizado: “Tudo o que você fizer na vida vai ser válido para o próximo passo. A gente precisa valorizar e aproveitar cada experiência de vida.”

 

Muito da efetuação foi usado nos negócios de Lisiane. Para saber mais sobre como a efetuação pode ajudar a empreender, principalmente a partir dos conhecimentos e das relações de quem empreende, assista ao vídeo abaixo e responda as questões que o seguem.

Questões a responder:

 1)      Na teoria da efetuação, o conhecimento e a rede de relação são dois dos chamados meios efetuais. O que o empreendedorismo realizado por Lisiane nos ensina sobre o uso desses meios? 

2)      Há males que vêm para bem, como diz o provérbio popular. Parece que esse foi, ao menos em parte, o caso das vivências negativas de Lisiane com problemas alimentares. Que ligações isso tem com o princípio da limonada descrito na teoria da efetuação e como tais problemas acabaram influenciando os negócios da empreendedora?

3)      Como o acionamento da rede de relação ajudou a empreendedora Lisiane a adquirir e a dirigir um novo negócio? Por que isso é importante?

4)      Em poucas palavras, explique como o conhecimento de quem empreende pode ajudar no estágio inicial de desenvolvimento de seus negócios. Esses mesmos conhecimentos poderiam ser úteis em negócios já existentes e comprados por um empreendedor, como ocorreu com Lisiane? Por quê?

5)      A vida pessoal da empreendedora Lisiane, por ela buscar se alimentar de forma saudável, ajudou no processo de busca e desenvolvimento de um negócio? Por quê?

6)      Ter uma identificação pessoal com um negócio ajuda na decisão de empreender? E qual é a influência de ver em um negócio a possibilidade de empreender com propósito? Explique.

 

Mais fontes de informação

Explicações sobre a efetuação disponíveis no fim da página que se abrirá aqui: https://anegepe.org.br/parcerias/projeto-sass/ 

Bons estudos!
Equipe SaSS Brasil