VIDEO-CASE 17 – Como ativar o legado do Bar Semente em plena pandemia?
Autora: Aline Brufato – empreendedora no Bar Semente e na Semente Cultural
Este vídeo caso é sobre a minha experiência como empreendedora no setor cultural do Rio de Janeiro, especificamente no segmento da música independente. Ele traz a história da reabertura do Bar Semente e de sua operação de 2004 a 2017. O bar foi palco de muita música e um dos marcos da revitalização do bairro da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro. Tornou-se uma referência na música brasileira, como um lugar de encontro de artistas, experimentação musical e articulação de uma cena musical que se projetou internacionalmente.
Em 2001, comecei a empreender na área da cultura, em teatro, em paralelo ao trabalho na P&D, empresa de consultoria em que eu era sócia. Em 2003, decidi reabrir o palco Semente, o que ocorreu em janeiro de 2004, depois de dois anos fechado. Em 2004, também criei o selo musical Semente da Música Brasileira e assumi a curadoria do palco do Democráticos, também localizado na Lapa. Até o ano de 2010, minha vida se dividia em curadoria e produção de shows musicais, criação do selo Semente da Música Brasileira, realizações de festivais, gestão do espaço artístico Semente, curadoria do palco do Democráticos e o trabalho em consultoria da P&D para pequenas empresas de tecnologia. Em 2010, tomei a decisão de focar totalmente no setor musical e no palco Semente, abrindo mão dos meus outros trabalhos.
De 2010 a 2017, realizei a segunda fase de esforços de criação de plateia para música independente e autoral. Em outubro de 2017, devido à crise econômica brasileira e à consequente degradação da Lapa, tomei a decisão de descontinuar o palco Semente e criar a Semente Cultural, focada em edição de músicas, festivais e encontros musicais presenciais e virtuais ligados à marca Semente.
Após uns três anos sem o palco Semente, mesmo sem nunca ter realizado qualquer festival online, tive a oportunidade de organizar um. Mas enfrentei um grande desafio: como realizar o Festival Semente Música Viva, em 2021, em plena pandemia de Covid-19?
Assista ao depoimento e, individualmente ou em grupo, seguindo as instruções de seu professor, responda às perguntas listadas a seguir.
Tempo de vídeo: 21 minutos.
Exercícios:
1.
Identifique quais princípios de
efetuação foram explorados na abertura do Semente.
2.
Como a empreendedora lidou
com as dificuldades (ou contingências) da reabertura do palco de música Semente
e como foi cocriado o sucesso desse palco?
3.
Como a empreendedora
fortaleceu o crescimento da marca Semente? Identifique algumas ações efetuais.
4.
Com a piora da crise
econômica no Brasil em 2017, a empreendedora fechou o espaço físico do Semente.
Como ela continuou a partir desse momento e quais ações ela realizou a fim de
garantir a sobrevivência de seu negócio?
5.
Como a empreendedora
agiu diante da pandemia? Identifique quais princípios de
efetuação foram explorados durante a pandemia.
Mais fontes de informação
Explicações sobre a
efetuação disponíveis no fim da página que se abrirá aqui: https://anegepe.org.br/parcerias/projeto-sass/
Links sobre o Bar Semente
https://vimeo.com/530003420 (Semente da Música
Brasileira – Documentário Canal Brasil (2018) – 90 minutos)
https://www.youtube.com/watch?v=tpThI2u-a24 (Semente Música Viva – Festival on-line 2021)
https://www.theguardian.com/world/2018/jun/26/more-dead-than-alive-rios-closure-of-legendary-club-reflects-cultural-crisis (Matéria sobre o Semente no jornal The Guardian, 2018)
https://vejario.abril.com.br/programe-se/blue-note-resgata-shows-do-bar-semente-fechado-em-outubro/ (Matéria sobre parceria entre Semente e Blue Note Rio, Veja Rio,
2017)
Bons estudos!
Equipe SaSS Brasil